Você sabia que, além de ser um tratamento estético, a acupuntura é uma técnica aplicada também para fins medicinais? A acupuntura é uma técnica milenar, desenvolvida pelos chineses há mais de três mil anos, e consiste em um tratamento com agulhas em pontos estratégicos do corpo, prometendo aliviar dores, relaxar a mente e até eliminar vícios, como o tabagismo.

A acupuntura consiste em inserir agulhas de diferentes tamanhos em pontos específicos do corpo, de acordo com o objetivo do tratamento, no intuito de combater doenças, dores e ansiedades. Há métodos de acupuntura usados até para tirar o apetite, o que coloca o tratamento no rol da estética e do emagrecimento. No combate aos vícios, a pressão da agulha da acupuntura sobre pontos estratégicos faz com que a endorfina seja liberada pelo corpo, fazendo com que a pessoa sinta menos desejo de consumir seu vício, como o fumo.

Os chineses explicam a lógica da acupuntura através da procura pelo equilíbrio do corpo. Todas as doenças, dores ou problemas vem de um desequilíbrio energético, segundo a medicina tradicional chinesa. Esta energia recebe o nome de qi. Quando o acupunturista coloca as agulhas nos pontos de fluxo energético do corpo, ele pode abrir ou fechar esse fluxo – e, assim, curar uma variedade enorme de problemas e sintomas.

Para trabalhar os canais de energia, o acupunturista coloca agulhas em vários pontos do corpo, muitas vezes longe da origem da dor, o que explica uma agulha colocada no dedo do pé para curar uma dor de dente. A pessoa que se submete a um tratamento de acupuntura pode ver em poucas sessões o benefício adquirido.

Medicina Tradicional Chinesa, Yin Yang

Pare de fumar imediatamente! A acupuntura é de grande ajuda para combater o vício e conseguir parar de fumar. Com a acupuntura a pressão da agulha sobre pontos específicos faz com que endorfinas sejam liberadas e a pessoa sinta menos desejo de fumar.

A acupuntura pode ajudar a aliviar dores?

Não parece muito lógico inserir agulhas no corpo para aliviar dores ou para tratar ansiedade. Mas os chineses estão fazendo tratamentos com agulhas há mais de 3.000 anos.

Será que o método iria sobreviver milhares de anos sem ter algum fundamento ou algum benefício?

O que a gente chama de acupuntura é justamente isso, inserir agulhas de tamanhos diferentes para combater doenças, dores, ansiedade. Há métodos usados até para tirar o apetite com acupuntura, o que poderia ser usado na estética ou para emagrecimento. Outros estímulos de agulhas poderiam ajudar a parar de fumar ou largar um

Vicio Equilibrando os fluxos de energia

Como que a medicina tradicional chinesa (MTC) explica o funcionamento da acupuntura? O que é acupuntura? Como pode uma agulha curar dores nas costas? Ou uma agulha combater a insônia?

Todas as doenças, dores ou problemas vêm de um desequilíbrio energético, segundo a MTC. Esta energia chama-se qi. Quando o acupunturista coloca as agulhas nos pontos de fluxo energético do corpo, ele pode abrir ou fechar o fluxo de energia e assim curar e estimular uma variedade enorme de problemas e sintomas. Para trabalhar os canais de energia, o acupunturista coloca agulha em vários pontos do corpo, muitas vezes longe da origem da dor. Por isso que às vezes o tratamento inclui a colocação de agulha no dedo do pé para tratar uma dor de dente. Segundo o MTC é possível tratar e aliviar dores usando a técnica de acupuntura.