Acupuntura em BH

Acupuntura

Conheça os principais benefícios da acupuntura e saiba como ela pode ser empregada para tratar diversas doenças e sintomas:

A medicina tradicional chinesa acredita que as doenças são resultado do desequilíbrio dos canais de energia do organismo, e a acupuntura atua de forma a fazer o ajuste de yin e yang. A medicina moderna ocidental, por sua vez, acredita que os efeitos dessa técnica acontecem devido à estimulação de substâncias que atuam por todo o organismo.

1. Emagrecimento e regulação do metabolismo


A medicina chinesa nos diz que o acúmulo de peso é resultado de um desequilíbrio nos órgãos e glândulas responsáveis pela fome e a saciedade, pelos níveis hormonais e pela liberação de glicose na corrente sanguínea.

Um dos benefícios da acupuntura é o restabelecimento do equilíbrio por meio da estimulação de pontos relacionados ao baço e ao fígado, responsáveis pelo metabolismo. Também podem ser estimulados o pâncreas, que faz a liberação da glicose, e a tireoide, que controla uma importante cadeia de hormônios.

Além do controle da fome e dos hormônios, a acupuntura com o objetivo de emagrecer pode tratar os rins e todo o sistema excretor, de forma a melhorar a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam no nosso corpo.

2. Controle da ansiedade, estresse e depressão


Vários estudos demonstram que a estimulação de pontos específicos ajuda a regular a produção e a liberação de serotonina e endorfina, que são responsáveis pela felicidade e pelo relaxamento.

Da mesma forma, é possível estimular pontos ligados à produção dos hormônios do estresse, como o cortisol, diminuindo a sua ação no nosso organismo. Com isso, ocorre uma redução dos níveis de ansiedade e também dos riscos de doenças cardíacas, depressão e obesidade causada por estresse.

3. Tratamento para a insônia


Quem sofre com insônia também pode aproveitar os benefícios da acupuntura. Ao estimular os pontos específicos, é possível regular a produção e a liberação noturna de um hormônio chamado melatonina, responsável pelo sono.

4. Alívio da dor nas costas e no joelho com acupuntura

A dor crônica nas costas pode ser resultado de vários fatores, desde sobrepeso e lesões na musculatura até estresse e perturbações do sono. Nesse caso, os estudos científicos demonstram alívio de 15% no nível da dor, reduzindo o desconforto e a dosagem dos medicamentos – e, em consequência, os seus efeitos colaterais.

5. Redução de problemas do sistema digestivo com acupuntura


A acupuntura também contribui para o alívio de problemas estomacais, como náuseas, vômitos, azia e má digestão. Esse efeito é especialmente interessante para mulheres grávidas, que podem sofrer muito com esses sintomas e nem sempre podem ser tratadas com os medicamentos convencionais.

Outros pacientes que também se beneficiam desse benefício são aqueles que fazem quimioterapia, bastante utilizada no tratamento de diversos tipos de câncer. Um efeito colateral muito frequente dessa técnica terapêutica são as náuseas e os vômitos, que deixam o paciente ainda mais fraco. Com a acupuntura, é possível prevenir esses sintomas e melhorar a aceitação do organismo do paciente ao tratamento.

6. Melhora na qualidade de vida de pacientes com câncer com acupuntura


Além do alívio das náuseas e vômitos que surgem como efeito colateral da quimioterapia, a acupuntura proporciona uma melhora nos quadros de diarreia ou constipação, boca seca e suor noturno que podem surgir depois desse tratamento.

7. Alívio da enxaqueca e dor de cabeça crônica com acupuntura

Por apresentar efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, a acupuntura é uma opção de tratamento para essas dores. Além disso, o relaxamento muscular promovido por essa técnica ajuda a aliviar a cefaleia de origem tensional.

8. Alívio dos sintomas da TPM com acupuntura


Mulheres que sofrem com dores de cabeça, cólicas, inchaço, alterações de humor e outros sintomas no período pré-menstrual também podem se beneficiar da acupuntura.

No início, podem ser necessárias de oito a dez sessões para restabelecer o equilíbrio dos sistemas nervoso e endócrino. Depois, é indicado realizar uma sessão por mês, na semana que antecede a menstruação, para prevenir os sintomas da TPM.

Entenda como a acupuntura pode ajudar como tratamento estético complementar:

Acne e Tratamentos de Pele

Existem comprovações que a acne está relacionada com alterações hormonais, principalmente as ligadas ao hormônio masculino e outros andrógenos como os da glândula supra-renal. O excesso de testosterona irá acarretar na erupção acneiforme, assim como os hormônios da supra-renal também. Já na Medicina Chinesa há evidências importantes clínicas e de observação de que a alimentação regrada, evitando alguns tipos de alimentos, melhora muito a erupção. Na Medicina Chinesa a pele está relacionada ao intestino grosso que se acopla ao canal do estômago, portanto, no caso dos tratamentos de pele, a alimentação é considerada fundamental para resultados eficazes.

Rugas da Face

Quando o tratamento são rugas da face, se fala de acometimento de todos os órgãos, já que o problema é o envelhecimento. Neste caso, a tonificação, principalmente do rim, é muito importante, enquanto que na flacidez a tonificação do baço/pâncreas se torna fundamental. Para avaliar as rugas da face avaliamos o músculo acometido e o quanto a pele tem de flacidez. Para o músculo acometido e em desarmonia, deve-se harmonizar sedando o músculo agonista e tonificando o músculo antagonista. Para a pele flácida, tonifica-se a produção de colágeno.

Tratamento Corporal

Para tratamentos corporais é necessário utilizar a técnica da tonificação dos pontos motores e sedação de nódulos e gordura localizada. No caso da tonificação dos pontos motores, o que obtemos é uma melhora da tonicidade da pele e músculo, da circulação energética para a região e firmeza da pele e músculo pela regeneração e rejuvenescimento dessas estruturas trabalhadas.

Clinica de estética Pierre BH

Open chat
Gostaria de agendar um horário!