Drenagem linfática – limpeza e prevenção na palma das mãos

Por 19 de novembro de 2014 Dicas, Pierre BH 2 Comentários

Imagine uma técnica que previne celulites, ajuda a desintoxicar o corpo, melhora a oxigenação da pele e ainda seja uma maneira de relaxar. Isso e muito mais é o que a drenagem linfática proporciona para todas as mulheres que optam por esse tipo de tratamento estético. E tudo isso apenas com o toque das mãos de um massagista.

Como funciona a massagem

O sistema linfático é constituído por uma extensa rede de vasos que coleta, filtra e direciona líquidos para a corrente sanguínea. Dessa forma, a drenagem funciona manobrando estes líquidos para as estruturas responsáveis pela sua coleta.

A drenagem se dá através de massagens realizadas por leves pressionamentos em determinadas regiões do corpo, sendo que cada local deve receber um tipo de estímulo diferente. Sempre terminando em algum gânglio linfático, vale destacar que o processo não é doloroso e não deixa nenhum tipo de hematoma.

Objetivos da drenagem linfática

A drenagem é uma técnica desenvolvida para estimular o sistema linfático, fazendo com que ele trabalhe de forma mais rápida que o natural. A partir dessa incitação, a linfa – um fluido responsável pela eliminação de impurezas do corpo – é direcionada até os gânglios linfáticos mais rapidamente.

O sistema linfático funciona como uma terceira via de circulação, além da arterial e venosa, sendo que a linfa é o líquido que circula por esse sistema de vasos. Por meio da massagem, esse líquido acumulado entre as células é retirado e distribuído, além de melhorar a circulação e proporcionar relaxamento.

Benefícios da drenagem

A drenagem linfática ocasiona diversas melhorias ao corpo da mulher, tais como:

  • Aumento da oxigenação da pele;
  • Eliminação de inchaço;
  • Aperfeiçoamento da circulação sanguínea.

A partir desse progresso, mulheres que estão passando por quedas nas taxas hormonais decorrentes de menstruação e menopausa, por exemplo, se beneficiam de tal procedimento.

Outro ponto positivo da drenagem é a eliminação da celulite que se encontra no estágio inicial, além de prevenir maiores formações. Podemos destacar também que a massagem diminui bastante a retenção de líquidos em áreas propensas ao acúmulo de gordura, assim como acelera o metabolismo.

Mas só drenagem funciona?

Se o intuito da paciente for o tratamento de alguma doença ou trauma, a drenagem linfática será suficiente. Porém, se a intenção for redução de medidas através da perda de peso, a paciente ficará frustrada. O que acontece durante a massagem não é a quebra da gordura e sim, a distribuição de líquidos e melhoria na circulação. Nenhum tipo de tratamento estético funciona sozinho, é necessário que seja realizado em conjunto com exercícios físicos e reeducação alimentar.

Precauções

A drenagem só deve ser realizada por um profissional qualificado, esteticista ou fisioterapeuta, inclusive por que tal procedimento é incomparavelmente mais eficiente se realizado pelas mãos, ao invés do uso de aparelhos mecânicos.

A drenagem linfática tem como principal intuito acelerar o transporte da linfa através do sistema linfático, portanto pressionar ou massagear o corpo de forma agressiva vai ocasionar justamente o efeito contrário, dificultando ainda mais a circulação desse líquido.

A massagem deve ser leve e relaxante, sem pressionar muito ou deixar marcas após as sessões. Além disso, essa técnica não é recomenda para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma e bronquite asmática.

Drenagem e gravidez

Um dos maiores problemas durante a gravidez é a retenção de líquidos e a drenagem linfática é ideal para reduzir esse incomodo. Pode-se destacar que esse tipo de massagem também é indicada para evitar celulites e estrias e diminuir os inchaços, que são clássicos durante o período de gestação.

Ainda que seja uma ótima técnica para diminuir qualquer desconforto que possa surgir durante esse período, a paciente deve antes de tudo procurar ajuda médica e ter cuidado na hora de escolher o massagista.

About Admin PierreBH